Olá, meninas.

Hoje é Dia das Mães, a data de uma das pessoas mais especiais das nossas vidas. Por isso, a equipe do ipqñ? preparou um post especial para elas. As flores são populares presentes nesta data, mas, geralmente, não sabemos o significado delas. Então, vamos te dar uma mãozinha, ok!? Ah! Não colocamos na nossa lista flores comuns de floriculturas, mas sim flores fáceis de serem encontradas em qualquer jardim.

Vejam abaixo:

Qual dessas flores mais se parece com a sua mãe?

IMG_9741

Nome: Flor do picão

Características: essa flor tem o mesmo estilo campestre das margaridas. Ela é bem comum nos jardins brasileiros.  Bem delicada, com pétalas intercaladas e um miolo bem destacado. A planta é considerada medicinal. A cor amarela simboliza a amizade, o sucesso e expressa satisfação. É uma boa cor para estimular a memória.

IMG-20140510-WA0006

Nome: Maria-sem-vergonha ou Beijo

Características: ela cresce tão rápido que o próprio nome cientifico a remete a impaciência, isto é, “Impatiens”. Ela espalha-se depressa e cresce em qualquer lugar. Tem origem africana. Existe em uma grande variedade de cores, como essa rosa que colocamos aqui do lado. A cor rosa simboliza a delicadeza, beleza, juventude e o amor.

 

IMG-20140510-WA0008 (1)

Nome: Rosa amarela matizada de vermelho

Características: é uma rosa como todas as outras, bastante delicada e exuberante. Mas difere-se das mais tradicionais por misturar as cores amarelo e vermelho. A cor amarela da rosa simboliza alegria, liberdade, saúde, sucesso, infidelidade, já a cor vermelha significa amor e beleza.

 

IMG-20140510-WA0011 (1)Nome: Rosa cor-de-rosa

Características: esta rosa tem o significado de ausência de maldade, ou seja, não há nenhuma dupla intenção nas pessoas que as oferecem. Se a cor do ramo de flores é de um tom rosa suave, então significa admiração e simpatia. Oferecer uma flor cor-de-rosa é a forma de agradecer um favor importante. Também significa o apreço que se tem por alguém.

 

IMG-20140510-WA0019 (1)Nome: Rosa-chá

Características: a cor dessa rosa remete  ao respeito e à admiração, à sabedoria. Uma ótima flor para se dar nesse Dia das Mães.

 

IMG-20140510-WA0020Nome: Hibisco vermelho

Características: é a planta que representa a deusa Isis, da mitologia egípcia. Ela foi cultuada como modelo de mãe e esposa ideais. Protetora da natureza, essa deusa também está relacionada à maternidade e fertilidade. É a flor símbolo do Havaí. Cresce rápido, por isso, é uma das flores mais cultivadas nos jardins brasileiros. Atrai muitos beija-flores. A cor vermelha significa amor, paixão e beleza.Há outras tonalidades dessa flor

IMG-20140510-WA0025Nome: Hibisco branco

Características: é a planta que representa a deusa Isis, da mitologia egípcia. Ela foi cultuada como modelo de mãe e esposa ideais. Protetora da natureza, essa deusa também está relacionada à maternidade e fertilidade. É a flor símbolo do Havaí. Cresce rápido, por isso, é uma das flores mais cultivadas nos jardins brasileiros. Atrai muitos beija-flores. A cor branca significa paz, inocência e pureza.

IMG-20140510-WA0023Nome: Hibisco laranja

Características: é a planta que representa a deusa Isis, da mitologia egípcia. Ela foi cultuada como modelo de mãe e esposa ideais. Protetora da natureza, essa deusa também está relacionada à maternidade e fertilidade. É a flor símbolo do Havaí. Cresce rápido, por isso, é uma das flores mais cultivadas nos jardins brasileiros. Atrai muitos beija-flores. A cor laranja significa  deslumbramento e encanto.

sdfdsfNome: Ixória vermelha

Características: essa planta simboliza o agradecimento. As flores podem ser também alaranjadas, róseas e amarelas. Essa da foto, da cor vermelha, significa amor, a paixão e a beleza.

 

Ah! Todas as fotos acima foram tiradas pela mãe da blogueira Mariana (a nossa única mamãe do ipqñ?. Essas flores foram plantadas no jardim da casa dela, em Paracatu (Minas Gerais). O jardineiro é o pai da Mariana, Paulo Sérgio, um apaixonado por plantas!

E os buquês? Confiram algumas inspirações e o respectivo significado:

IMG-20140510-WA0050 IMG-20140510-WA0051 IMG-20140510-WA0052

Buquê de rosas vermelhas: está ligado à paixão e aos desejos.
Buquê de rosas brancas: Tem ligação com a intenção de ressaltar a pureza, a dignidade e a extrema importância da pessoa presenteada.
Buquê de rosas cor-de-rosa: as rosas mais claras traduzem a simpatia e admiração. As mais escuras, por sua vez, significam gratidão.
Buquê de rosas roxas: significa amor de mãe. Então, nada mais sugestivo para hoje!

Gostaram do post? Deixem um comentário no nosso blog!

Beijos.