Oi, meninas!

Há pouco tempo eu (Patrícia) tive um bate-papo com uma amiga que vai se casar em outubro. Ela me pediu ajuda em relação às flores que decorarão a cerimônia. Claro, ela contratou uma pessoa que ficou responsável por toda a compra, confecção e organização dos arranjos. A questão era outra. Que flores ela poderia usar para a cerimônia nesta época do ano em Brasília. Ela já sabia exatamente o que queria, só faltava um pequeno-grande detalhe: o preço! Isso porque, além de pagar pelo tipo de flor escolhida, normalmente, você precisa arcar com o serviço de confecção e organização dos arranjos. Você sabia?

Durante o curso de agronomia visitei alguns produtores de flores e plantas ornamentais do DF. Também fui a algumas associações de produtores. A ideia era conhecer primeiro, para, depois, me inteirar do preço de mercado. Mas aqui não vou detalhar valores ou coisas do tipo. Vou dar, sim, dicas de onde comprar as benditas flores em Brasília aos melhores preços. E fica muito mais em conta consegui-las em floriculturas ou supermercados.

Para quem conhece Brasília e sabe chegar na “Feira dos Importados” ou na “Ceasa” consegue encontrar facilmente a Central Flores. Muito do que é vendido lá é produzido no DF, mas algumas plantas ainda são compradas em Atibaia ou nos leilões de Holambra, o que encarece o produto.

A Central conta com stands de diversos produtores, com os mais variados tipos de flores e plantas ornamentais: de violetas a orquídeas, de rosas a lisianthus, de cactos a rosas do deserto, de bromélias a flores tropicais. O fato de os vendedores serem os próprios produtores ou estarem em contato direto com eles é um ponto super-positivo. Afinal, dependendo da quantidade que você adquirir e da negociação, a possibilidade do desconto é grande, não é?!

Confira algumas flores que encontrei por lá, e, embaixo das fotos, o significado de algumas.

flores paty70

Flores tropicais

flores paty 2

Hortência

flores paty 3

Begônia

flores paty 4

Crisântemo e orquídeas chocolate e phalaenopsis

Ah, gente, outra opção uma pouco mais afastada de Brasília é a Multiflores. Ela fica no Núcleo Rural Rio Preto, em Planaltina. Vejam abaixo outras fotos que tirei ao visitar alguns produtores.

Crisântemo TAKAOg

Crisântemo

Crisâtemo pompom amarelo TAKAOg

Crisântemo pompom amarelo

Crisâtemo pompom TAKAOm

Crisâtemo pompom

Crisâtemo pompom verde TAKAOCrisâtemo pompom verdeCrisâtemo pompom verde TAKAO

Crisâtemo pompom verde

Bromélias3 FRANZ paty

Bromélias

Copo de leite TASHIROf

Copo de leite