Oi, mulherada linda do meu coração.  Hoje o assunto é maquiagem para afinar o rosto. Uhuuu! Vou mostrar como faço contorno facial usando blush marrom ou pó compacto escuro. A Mariana já falou no blog sobre o contorno utilizando corretivo, quem quiser conferir clique aqui.

Ana, o que é contorno? O contorno é uma série de técnicas usadas para modelar o rosto conforme seu gosto pessoal. Para isso é feito uma ilusão de sombra e luz no rosto, modificando a forma como ele é percebido. Assim, você pode afinar nariz largo, diminuir bochechas cheias, diminuir a testa, enfim, depende do que deseja.  O mais importante é lembrar que cada contorno deve ser ajustado conforme o  formato e as características de rosto, ok?!

Fotor091581945

Antes e depois

Material necessário para o contorno:

IMG_8774

  • – Blush marrom ou pó facial escuro. Eu usei o blush marrom da Quem Disse Berenice.
  • – Pincel de blush, contorno ou pó. Na verdade, o pincel pode ser qualquer um “tipo de blush” que seja pequeno o bastante para encaixar abaixo do ossinho das maçãs do rosto. O importante é fazer a sombra chegar no local desejado com um pouco de precisão!
  • – Pincel de esfumar olhos para fazer as marcações no nariz ou você pode apertar o pincel de blush e usá-lo.  Assim:
  • pincelnariz

    Pincel de blush adaptado para o nariz

Passo a passo.

 1. Preparar a pele da maneira de costume, utilizando os materiais necessários ( base e corretivo) para neutralizar as manchinhas e imperfeições do rosto.

pelebase2

2. Pele pronta, agora é hora  de descobrir o que você quer esconder e o que quer ressaltar. No meu caso, quero dar a impressão de um rosto mais fino, afinar o nariz e diminuir a testa.

  • Para deixar o rosto mais fino: escureço a lateral do rosto logo abaixo do ossinho das maçãs do rosto (para encontrar o local certo, é só fazer um biquinho com a boca), as laterais da testa e abaixo do maxilar para disfarçar a “papada”.

aplicação

conlatvintage

  • Como quero diminuir a testa aplico o produto escuro na parte superior da testa, além da lateral.

cont2

  •   Para o nariz, escureço as laterais e a aba. Uso um pincel de esfumar os olhos.  Para mim é a área mais chata do contorno, pois qualquer deslize ou falta de esfumar, o nariz fica super evidente. Lembre: o segredo é passar pouco produto no nariz e esfumar muito.

nariz

3. Após fazer as marcações, você esfuma tudo para suavizar. Lembre-se: sempre esfumar bastante e não deixar nada muito evidente. Ninguém quer sair parecendo palhaço, né?!

Nas fotos eu fiz tudo mais marcado para aparecer bem, mas no cotidiano o melhor é o contorno seja mais leve e quase imperceptíveis pra quem não está olhando diretamente para elas – o objetivo é que se veja só o efeito, e não o contorno!

Contorno esfumado

4. Contorno esfumado, você agora precisa apenas finalizar a make, conforme o seu gosto e a sua necessidade. Eu fiz um olho básico, passei lápis nos olhos, máscaras nos cílios e um pouco de iluminador. 

Make pronta

MAke pronta

Make pronta

Resumindo para vocês:

montagem

Fotor091502734

 Meninas, o que acharam? Ficaram muitas dúvidas? Qualquer coisa estou a disposição, ok?!

Beijos para todas e até logo.